Entrevista de emprego, perguntas e respostas

Quando tem de se submeter a uma entrevista de emprego são lhe colocadas algumas perguntas-chave às quais deve estar preparado para responder com bastante segurança e consciência de quem é e de quais são as suas competências, para que no decorrer da entrevista não surja o tão inconveniente nervosismo ou insegurança que irão automaticamente reduzir as suas probabilidades de sucesso na entrevista de emprego.
Obtenha um impacto positivo para aprimorar a sua postura numa entrevista de emprego.


   1.Fale-nos sobre si.
   2. Quais as suas perspectivas/objetivos a curto e a longo prazo?
   3. O que o levou a enviar o currículo à nossa empresa?
   4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
   5. O que procura em um emprego?
   6. Tem a capacidade de trabalhar sobre pressão e com prazos definidos?
   7. Dê-nos um motivo para o escolhermos a si e não outro candidato?
   8. O que faz no seu tempo livre?
   9. Quais as suas maiores qualidades?
  10. Quais os seus pontos negativos ou defeitos?
  11. Que avaliação faz da última (ou atual) experiência pessoal?
  12. Até hoje quais foram as experiências pessoais que mais lhe deram satisfação?

Com base nestas perguntas é essencial construir respostas que sutilmente e neurologicamente irão criar grande confiança por parte do empregador no cenário e imagem que vamos construir sobre nós mesmos.

Cada resposta deve ser inteligentemente criada de forma a que reúna informação subliminar que contenha dados específicos sobre a nossa forma de estar/ser/trabalhar,para criar ao empregador um desejo inconsciente de o empregar.

A seguir perguntas e respostas objetivas, mas também com conteúdo subliminar criando sempre um cenário que nos mostre como seremos num grupo de trabalho.

Fale-nos sobre si.

Acima de tudo deve ser honesto, a resposta deve ser rápida, sucinta e acima de tudo como se o trabalho fosse a coisa mais importante na sua vida.

    *Sou uma pessoa sociável com grande facilidade nas relações inter e intrapessoais.
    *Sou bastante paciente.
    *Enorme capacidade de comunicação.
    *Sou um bom ouvinte.
    *Uma excelente capacidade de liderança e entendo a liderança como uma extraordinária oportunidade de crescimento, fazendo de mim uma pessoa fácil de liderar.
    *Para mim o investimento e crescimento pessoal uma das minhas e principais realizações.
    *Sou uma pessoa dinâmica e perfeccionista.

Quais as suas perspectivas/objetivos a curto e a longo prazo?

Tente entender quais são os objetivos da empresa e tente que os seus objetivos se enquadrem um pouco nos objetivos da empresa, especialmente dos objetivos do cargo ao qual se está a propor. As respostas que tenham a ver com “ganhar bem” ou “reformar-se” estão completamente proibidas.

O que o levou a enviar o currículo à nossa empresa?


Estude a empresa antes de ir à entrevista, faça uma demonstração dos seus conhecimentos relativamente à empresa onde se apresenta e o ramo empresarial onde se enquadra. Se tiver alguma dificuldade faça documentos escritos que o ajudem a estruturar o seu estudo sobre o assunto. Mostre-se interessado e sabedor sobre:

    * A atividade da empresa.
    * O posicionamento da empresa é importante para o percurso de qualquer profissional.
    *Informe-se detalhadamente sobre essa empresa e o seu mercado e desenvolva esse conhecimento como uma ferramenta para a sua autopromoção.

Qual a decisão mais difícil que tomou até hoje?

Esta questão é uma forma de perceber qual a  sua capacidade de agir sobre pressão, de como age quando é confrontado com desafios, dúvidas e qual a sua capacidade de ação tendo em conta as consequências e o resultado das suas decisões. A sua capacidade de análise e de resposta em momentos de tensão reflete a confiança que tem na sua capacidade de tomar decisões e agir da melhor maneira, no momento certo e obter os melhores resultados.

O que procura num emprego?


Nesta resposta é essencial focar pontos chave que irão ser fundamentais para a sua autopromoção. Mostrar sempre que é importante para si estar em constante evolução e que o crescimento pessoal, o desenvolvimento profissional, novos desafios, envolvimento com novos profissionais, a participação em diferentes projetos ou organizações de sucesso, serão sempre uma enorme realização. E que esta interação e intercambio pessoal e profissional entre ambas as partes contribuem para a sua evolução enquanto ser e para o crescimento e sucesso da empresa em que estiver inserido.

Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?


Uma empresa busca sempre pessoas dinâmicas e autoconfiantes e que saibam responder positivamente em momentos de desafio, logo responder um “NÃO” significa que está a reduzir as suas hipóteses de ser eleito para o cargo ao qual se está a candidatar.

É muito importante que demonstre habilidade e agilidade de decisão e ação, pode também ilustrar essa sua habilidade com exemplos de experiências já vivenciadas.

Dê-nos um motivo para o escolhermos a si em vez de outro profissional?


Muitas pessoas sentem dificuldade em evidenciar e falar sobre as suas qualidades, no entanto é muito importante saber destacar o seu potencial e saber valorizá-lo porque significa que tem consciência das suas qualidades. Aqui é onde o empregador vai entender qual a sua consciência sobre si mesmo e qual a sua auto-estima. Neste momento vai ter de “vender” o seu “produto” e para que tal aconteça é essencial que saiba destacar as suas qualidades.

Pode então focar:

    *Quais as suas competências (especialmente as que se enquadram no perfil da função que pretende nesta empresa)
    * O seu perfil profissional (o que se destaca em si como mais valia para a função que se está a candidatar)
    *Que benefícios e lucros poderá a empresa obter com a sua colaboração.

O que faz no seu tempo livre?

Nesta resposta é necessário que seja totalmente sincero, no entanto é importante que tenha a consciência que o tipo de hobbies que faz diz tudo sobre quem é. Se é dinâmico, se gasta o seu tempo com coisas fúteis, se as atividades que faz são didáticas e ajudam no seu desenvolvimento, físico, psíquico e emocional. Sobretudo demonstram não só a sua capacidade de gerir o tempo, quais as suas preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade que tem no relacionamento interpessoal.

Atividades que favorecem o candidato:

    *Cursos de desenvolvimento pessoal (pnl – programação neurolinguistica, gestão de tempo)
    *Yoga (mostra que a pessoa pode ser calma e paciente e se preocupa com o seu bem estar emocional)
    *Desporto (mostra que a pessoa pode ser dinâmica e se preocupa com o seu bem estar físico)
    *Artes,artesanato, artes decorativas (demonstra que a pessoa desenvolve uma sensibilidade emocional e estética, e também demonstra que a pessoa segue os seus sonhos e quer evoluir).
    *Desportos radicais (demonstra que a pessoa gosta de adrenalina e desafios.

Quais são as suas maiores qualidades?

Aqui pode apresentar apenas qualidades que demonstrem de forma positiva a forma como vive a sua vida profissional e como se relaciona no ambiente de trabalho.

    *Dinamismo
    *Empenho.
    *Responsabilidade.
    *Entusiasmo.
    *Criatividade.
    *Persistência.
    *Dedicação.
    *Iniciativa.
    *Competência.
    *Capacidade de liderança.
    *Boa comunicação inter e intrapessoal.

E pontos negativos/defeitos?

Neste ponto é preciso ter muita atenção para não minar o seu caminho na conquista do cargo ao qual se candidatou. Jamais referir aspectos como, desorganizado, desmotivado ou dificuldade em cumprir tarefas. A sua resposta aqui pode ser manipulada a seu favor, assim o truque é transmitir uma resposta partindo de aspectos que normalmente são considerados uma qualidade, mas agravando-os de forma a parecer um “defeito”. Ou seja:

    *Ser exigente demais.
    *Ser perfeccionista.
    *Muito autocrítico.
    *Demasiado persistente.

Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?

Uma dica extremamente importante,jamais se deve queixar e criticar a empresa ou os seus colaboradores. É muito importante que sejam apresentados aspectos positivos sobre a empresa, ambiente de trabalho, ou o produto/serviço da empresa. Se começar a referir aspectos negativos o entrevistador pode concluir que irá fazer o mesmo posteriormente relativamente a esta empresa. Pode referir que a empresa anterior era uma excelente empresa, no entanto você aspira a novos desafios e oportunidades para colocar o seu máximo potencial ao serviço do desenvolvimento de uma empresa bem colocada no mercado e com uma visão de mercado superior.

Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?


É importante que seja sincero, no entanto deve justificar bem os motivos. Deve referir as experiências mais recentes e as que se enquadram melhor nos objetivos do cargo ou da empresa.

Selecionaras experiências que:

    *Proporcionaram grandes desafios e crescimento pessoal e profissional.
    *Representem pontos-chave na ascensão profissional.
    *Façam referência a profissionais ou empresas reconhecidas nessa área de trabalho.

Depois de conhecidas as perguntas-chave possíveis numa entrevista de emprego torna-se muito mais simples obter a confiança necessária para que haja uma demonstração do potencial do candidato como pessoa e como profissional.

Boa sorte e nunca se esqueça, o segredo do sucesso está no conhecimento e preparação. Quanto mais preparado e estruturado tiver mais segurança e naturalidade consegue transmitir na sua entrevista de emprego.

Política de Privacidade |  Fale conosco



Leia também

Entrevista de emprego,obtenha um impacto positivo

Depois de iniciada uma campanha de busca de trabalho é essencial ter uma estratégia de marketing pessoal na apresentação profissional numa entrevista de emprego. Ler+
 


Marketing Pessoal de Excelência, Pontos-chave

Percorrer o caminho do desenvolvimento pessoal através do marketing pessoal proporciona-lhe mais-valias tanto para a sua vida privada como para a sua vida profissional... Ler+
 


Em que ponto se encontra a sua vida?

É essencial que tenha uma noção concreta do momento em que se encontra a sua vida, quer a nível pessoal, quer no âmbito profissional.
Ler+

 


Identificar oportunidades e ameaças

Seja qual for a área que tenha escolhido,é essencial um conhecimento prévio para que seja possível identificaras boas oportunidades e possíveis ameaças. Ler+
 


Definir objetivos e metas possíveis

A melhor forma de não se perder na concretização da sua estratégia de marketing pessoal passa por definir claramente as metas e subdividi-las diversos objetivos... Ler+
 


Alcançar os objetivos, o seu plano de ação

Definir ações especificas e direcionadas para cada objetivo é a etapa complementar do seu plano de marketing pessoal.
Ler+